domingo, 25 de outubro de 2009

Satanismo & Luciferianismo



SATANISMO

O termo Satanismo sugere várias interpretações. Desde a Idade Média, é usado para designar as crenças do período pré-Cristão ou as religiões não cristãs, como a Wicca. Há ainda conotações contemporâneas associando o satanismo a uma filosofia, adoração ao Diabo etc.
Fundamentalmente, o Satanismo é um estilo de vida de aplicação prática. Sua essência baseia-se na idéia de que cada ser humano, em sua individualidade, é uma divindade; capaz de alcançar altos níveis de evolução, desde que não esteja preso a nenhum dogma religioso que subtraia seus reais valores primitivos. Portanto, cada indivíduo tem a liberdade espiritual e filosófica de criar e desenvolver seus critérios, sendo ele seu próprio sacerdote, salvador e deus. Neste caso, o Satanismo não está associado à adoração ao Demônio ou oposição ao Cristianismo.

Alguns tipos de Satanismo

Luciferanismo
O Luciferanismo pode ser considerado uma derivação da filosofia empregada no Satanismo. Seus seguidores não cultuam Lúcifer (Lúcifer é visto como um Anjo, e não como a personificação do mal no cristianismo), mas o vêem como uma referência para alcançar a Iluminação Espiritual. Sendo que a origem de seu nome significa Portador da Luz.

Satanismo Gótico
Neste caso, o termo Gótico é sinônimo de Medieval. Esta variação faz parte apenas das lendas criadas na Idade Média pela Igreja Católica para atemorizar os cristãos e servir de acusação nos processos inquisitórios. O caso das Bruxas de Salém em 1692, é um exemplo. Nesta variação lendária do Satanismo, seus adeptos sacrificavam crianças e animais em rituais de magia destrutiva.

Dabblers Satânicos
Está principalmente associada aos modismos adolescentes. Seus adeptos ensaiam rituais esporádicos de magia utilizando-se do sacrifício de pequenos animais. É essencialmente uma forma de anticristianismo, onde os Dabblers (aficionados) adoram o demônio conhecido no cristianismo e se camuflam sob uma condição que julgam satânica. Igualmente chamado de Devil Worshippers (Adoradores do Demônio), também está associado a delinqüentes que alegam cometer os crimes motivados por Satã.

Satanismo Religioso
É a forma mais difundida de Satanismo. Possui dogmas e a bíblia satânica. Também abriga aspectos místicos e cerimoniais, como batizado e casamento, que o caracterizam como uma religião. Porém, não há uma divindade cultuada nem conceitos sobre céu e inferno, bem e mal ou deus e diabo. A Church of Satan e o Temple of Set são exemplos do satanismo religioso.

Anton LaVey e a Igreja de Satã

Anton Szandor LaVey nasceu na cidade de Chicago, em 11 de abril de 1930. Esta é uma das poucas informações coerentes sobre sua vida. De resto, há um grande conflito em sua biografia. LaVey teria recebido ensinamentos ocultistas de sua avó cigana. Ainda teria viajado para a Alemanha ao lado de um tio, e trabalhado em circos, cabarés e até mesmo na Polícia de San Francisco. LaVey também teria vivido romances com as atrizes Marilyn Monroe e Jayne Mansfield.
Em 30 de abril de 1966, foi fundada a Igreja de Satã (Church of Satan) por Anton LaVey. Apesar de já haver grupos como o Hell Fire Club e o Abbey of Thelema, que cultivavam uma linha semelhante, a Igreja de Satã foi a primeira organização reconhecida como religião dedicada às filosofias satânicas, e considerada a precursora do satanismo moderno. É provável que o nome Church of Satan tenha sido adotado como uma forma de causar um impacto polêmico e chamar a atenção da imprensa. As "Missas Satânicas", que eram paródias das missas cristãs, possivelmente foram criadas com o mesmo objetivo. Portanto, seriam apenas recursos publicitários empregados por LaVey.
Assim, a Igreja de Satã recebeu uma atenção muito grande por parte da sociedade e da imprensa americana, logo atingindo uma notoriedade mundial. LaVey passou a ser considerado o Papa Negro e sua esposa Diane Hegarty, foi nomeada Suma Sacerdotisa.
Em 1º de fevereiro de 1967, ocorreu em San Francisco a cerimônia de casamento entre John Raymond, jornalista político, com Judith Case, filha de um conhecido advogado de Nova York. Apesar de não ser o primeiro casamento satânico realizado por Anton LaVey, a fama de John e Judith serem de famílias abastadas, despertou grande interesse e a cerimônia tornou-se um evento amplamente coberto pela imprensa.
Em maio do mesmo ano, LaVey conduziu o batismo de sua filha de três anos, Zeena. Foi o primeiro batismo satânico da história. Zeena vestia um manto vermelho e usava um medalhão com a imagem de Baphomet, enquanto seu pai recitava uma invocação que futuramente foi incluída no livro Satanic Rituals.
Em 1969, a Igreja já contava com 10 mil adeptos em todo o mundo. Anton LaVey publicou The Satanic Bible, que se tornaria a principal referência do Satanismo. Ainda seguiram-se The Compleat Witch em 1970 (posteriormente revisto e editado como The Satanic Witch) e em 1972, The Satanic Rituals.
A Igreja desenvolvia sua estrutura e hierarquia nas décadas de 70 e 80. Em 1984, Anton LaVey separa-se de Diane e sua filha Zeena ocupa a posição de Suma Sacerdotisa. Nesse período, as Missas Negras e outras cerimônias deixam de ser realizadas devido a intolerância de grupos cristãos. Anton LaVey passa a administrá-la apenas através do Boletim Oficial The Cloven Hoof. Em 1988, este informativo foi extinto e algumas publicações independentes tornaram-se a forma de interagir os adeptos em diversas partes do mundo. Ainda houve um grupo que se desligou da Igreja e formou o Temple of Set (relativo à divindade egípcia Set). Anton LaVey faleceu em outubro de 1997 devido a um edema pulmonar. Atualmente, a Igreja é presidida por Peter Gilmore.

Baphomet, Pentagrama e a Cruz Invertida

Em meio às diversas polêmicas que compõem o tema do satanismo, alguns pontos não ficam totalmente esclarecidos. Por exemplo, a representação de uma cabra com corpo humano encontrada nos cultos do satanismo religioso é denominada Baphomet, que já era conhecida desde os tempos pré-cristãos. Portanto, não possui nenhuma relação com o demônio conhecido no cristianismo. Para os satanistas, Baphomet é uma energia da natureza que os motiva a conseguir seus objetivos. Neste caso, a cabra com corpo humano e asas simboliza força, fertilidade e liberdade, características muito valorizadas pelos povos pagãos.
O pentagrama é um símbolo encontrado originalmente nas culturas pré-cristãs com diversos significados. No caso do satanismo religioso, é utilizado com duas pontas voltadas para cima, simbolizando a face de Baphomet.
A origem da cruz invertida nos remete a São Pedro, que não se julgava digno de morrer como Jesus e pediu para ser crucificado de cabeça para baixo. Este símbolo é encontrado na Basílica do Vaticano, no trono ocupado pelo Papa, etc. Porém, a Cruz invertida também foi adotada por grupos que se intitulam satanistas ou anticristãos.

O Luciferianismo é uma doutrina derivada do Satanismo, que busca virtudes como iluminação, sabedoria, orgulho, independência e liberdade de sua principal divindade, Lúcifer. Ao mesmo tempo é subjetivo, baseado em experiências e aceitação pessoais, sofrendo influências de outras crenças. Assim, não possui uma base rígida de dogmas a serem seguidos, sendo transmitido oralmente e praticado, geralmente, de forma individual.
Historicamente, não há uma origem precisa sobre o início do Luciferianismo. Mas há um conjunto de conceitos que se desenvolveu ao longo dos tempos em várias culturas distintas e resultou no Luciferianismo conhecido atualmente.
As serpentes e os dragões, que são representações de Lúcifer em várias culturas, são também símbolo de sabedoria e eternidade. Estes animais eram alvos de adoração no Egito, Babilônia, Pérsia, e entre os Incas americanos. Assim, podemos supor que esta filosofia já era praticada há muitos séculos.
Na Bíblia podemos encontrar várias alusões à serpente: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gênesis – Cap. III – Versículo V). Neste versículo, a serpente induz Eva a comer o fruto no Éden. Mas segundo a interpretação dos luciferianistas, encontra-se claramente a simbologia da serpente como portadora da chave que possibilita o homem tornar-se Deus.
Ainda, na Europa medieval, precisamente no ano de 1223, havia boatos sobre um grupo conhecido como Luciferianos. Na verdade, esta "seita" era composta apenas por pessoas que recusavam-se a pagar os impostos exigidos pelo Clero, e por esse motivo foram acusados de "adoradores do demônio" e, obviamente, vítimas da Santa Inquisição. Embora isso seja apenas um boato, ainda hoje é usado como um argumento metafórico pelos luciferianos.

Deístas e Agnósticos

Num aspecto geral, o Luciferianismo pode ser subdividido em duas categorias, nas quais as denominações variam e não são tão significativas para sua compreensão. As modalidades são conhecidas como Deísta e Agnóstico, Tradicional ou Moderno (termos absorvidos do Satanismo), etc.
Os adeptos do Luciferianismo Deísta identificam Lúcifer como o criador do universo, um ser onipresente e onipotente. Neste caso, Lúcifer assume as características principais de uma divindade.
Os luciferianos agnósticos vêem Lúcifer como um arquétipo, ou seja, uma referência de virtudes que são visadas por seus adeptos. Esta variação é nitidamente influenciada pelo Satanismo moderno promovido por Anton LaVey, no qual não há uma divindade específica, mas cada indivíduo eleva-se a ponto de considerar-se "seu próprio Deus". Este conceito também nos remete a ideologia do Thelema, tendo como seu principal divulgador o ocultista, Aleister Crowley.
Mas em todas as variações, Lúcifer é visto como um ser que abriga em si os opostos entre Luz e Trevas, e por conseqüência, o equilíbrio entre os pólos. Este conceito é totalmente contrário a muitas religiões que possuem figuras que representam os arquétipos de bem e mal de forma distintas. A aceitação de uma única referência que é paralelamente Luz e Trevas, segundo os adeptos, é a principal diferença do Luciferianismo em relação aos outros sistemas religiosos. Dessa forma, não há um confronto entre "Deus x Diabo"; ao contrário, há uma união dessas forças que são igualmente responsáveis e necessárias para a evolução humana.

Quem é Lúcifer?

Desde a Antiguidade, passando pelos filósofos e desembocando na figura conhecida erroneamente como o "demônio cristão", diversos personagens da mitologia e divindades cultuadas em inúmeras e distantes culturas, possuem alusões a seres, sejam arquétipos ou concretos, que trazem consigo as características conhecidas em Lúcifer. A literatura contemporânea também o aborda amplamente, como as citações ocultistas de Helena Blavatsky e Eliphas Levi, e na obra poética de John Milton, Paradise Lost.
Segundo o mito cristão, Lúcifer era o mais forte e o mais belo de todos os Querubins e conquistou uma posição de destaque entre os demais. Porém, Lúcifer tornou-se orgulhoso de seu poder e revoltou-se contra Deus. O Arcanjo Miguel liderou as hostes divinas na luta contra Lúcifer e os anjos o derrotaram e o expulsaram do Reino do Céu. Mas a idéia de que Lúcifer rebelou-se contra o Criador e foi expulso também está presente em outras culturas, além do Cristianismo.
Por ser o "Portador da Luz", na Roma Antiga, Lúcifer foi associado ao planeta Vênus que, devido sua proximidade com o Sol, pode ser visto ao amanhecer. O anjo também é chamado de "Estrela da Manhã" e "Estrela d’Alva". Na Mitologia Romana era o filho de Astraeus e Aurora, ou de Cephalus e Aurora. Entre os gregos, Lúcifer pode ser associado com Apolo, o "Deus do Sol".
Nos estudos da Demonologia, diferentes autores atribuem a Lúcifer características comuns. No Dictionaire Infernale (1863) e no Grimorium Verum (1517), é o "Rei do Inferno" responsável por assegurar a justiça. No O Grimório do Papa Honório (século XVI ou XVII), Lúcifer também assume a função de "Imperador Infernal". Lúcifer também é cultuado numa variação da Wicca, sendo visto como o Deus do Sol e da Lua dos antigos romanos.

Luciferianismo & Satanismo

Apesar de popularmente Lúcifer e Satã serem quase sinônimos e esta idéia estender-se ao Satanismo e ao Luciferianismo, há diferenças primordiais entre eles e, por conseqüência, aos sistemas religiosos que os cercam.
Ao longo dos séculos, estes dois personagens também foram representados artisticamente de formas distintas. Por ser um anjo, Lúcifer, é comumente retratado como um homem com asas e, por vezes, empunhando um cajado. Enquanto Satã tem sua imagem associada ao homem com chifres e patas de cabra, muito semelhante ao deus Cornífero (ou Pã), divindade masculina e símbolo de fertilidade cultuada entre os pagãos.
Mas, talvez a maior e mais significativa diferença entre ambos os conceitos, encontra-se na origem das palavras. O termo Lúcifer origina-se no latim e significa "O portador da Luz" (Lux ou Lucis = Luz + Ferre = Carregar). A palavra Satã origina-se no hebraico, Shai'tan, e significa "Adversário"; podendo ser também uma variação do nome da divindade egípcia Set-hen. Dessa forma podemos deduzir que, genericamente, o Luciferianismo busca a Iluminação através de Lúcifer. Enquanto o Satanismo pode caracterizar-se pela oposição, neste caso, ao cristianismo. Assim, os luciferianos consideram que sua filosofia é um "aprimoramento" do Satanismo, apesar de não ser tão conhecido quanto a doutrina promovida por LaVey.
A combinação da imagem de Lúcifer ao "demônio cristão" foi ocasionada por uma interpretação equivocada do livro de Isaías: "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo" (Isaías – Cap. XIV – Versículo XII a XV).
Este trecho narra as intenções do rei da Babilônia que almejava tornar-se maior que Deus, mas São Jerônimo, que ao traduzir a Bíblia do grego para o latim no século IV, associou esta passagem com Lúcifer e à serpente tentadora, ou seja, a simbologia do diabo cristão. Anteriormente, Lúcifer não havia essa relação. Tanto que, oficialmente, a Igreja não atribui a Lúcifer o papel de diabo, mas apenas a condição de "anjo caído".

Magia, rituais e pactos luciferianos

O Luciferianismo adotou diversas práticas ritualísticas e cerimoniais de outros sistemas mágicos, caracterizando assim, uma corrente de idéias próprias com objetivos distintos nesta doutrina. As influências sobre o Luciferianismo variam de antigos rituais pagãos até os conceitos contemporâneos do Satanismo.
Podemos citar como exemplos as chamadas práticas Internas e as práticas Externas, que subdividem-se em Herméticas e Cerimoniais. A Magia(k) (termo derivado da filosofia thelêmica) Interna é mais comum entre os luciferianistas, pois atua diretamente no estado de consciência e no espírito do praticante. A Magia(k) Externa é mais complexa e elaborada, exigindo uma série de fatores como dia e horários pré-estabelecidos, um local adequado, vestimentas e instrumentos próprios para efetuar mudanças no plano físico.
Neste caso, pode ser praticada solitariamente (Hermética) ou em grupo (Cerimonial). Mas ambas são igualmente importantes entre os luciferianistas, e o sucesso de uma modalidade interfere na outra.
É falso o conceito das chamadas Missas Negras, as quais seriam paródias blasfêmicas das liturgias católicas, utilizando-se de urina e fezes para substituir a hóstia e o vinho, recitando orações ao contrário e promovendo orgias entre os praticantes. Também é irreal a idéia de sacrifício humano ou animal. Neste caso, há apenas um sacrifício simbólico. Há ainda o conceito do "pacto com o diabo" (muito comum na crendice popular), no qual o praticante "vende a alma pro diabo" em troca de riquezas e sucesso. Sob a ótica luciferianista, o único pacto aceitável é o compromisso consigo próprio de buscar a iluminação espiritual utilizando-se da força da própria vontade.

21 comentários:

  1. sheila
    quais as consequencias de um pacto com lucifer

    ResponderExcluir
  2. Desculpe mais a Wicca naum tem nada a ver com isso daqui!!!!
    Foi acusada e não tem nada haver comisso aqui qualquer wicca q disser q praticou atos dos quais qualifica no satanismo é qualquer coisa menos wicca!!!!!!!!!!!!!
    Desculpe se fui agressivo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. sabemos q lucifer é o pai da mentira
    e mesmo assim vcs acreditam em tudo q ele fala
    vcs naum conhecem o mundo espiritual pois vivem
    uma mentira; acham q sao feliz mas na verdade
    sao tratados como bois fiéis de satanas. hum!
    isso é patético isso é coisa de tontos q naum pesam na eternidade da vida, mas naum imaginam q o diabo qer ver vcs no inferno.
    sou cristaõ entrei nesse site só pra deixar a mensagem q cristo é o verdadeiro salvador e nao há outro como ele
    bom a minhA parte eu fiz, agora depende de vc.
    te vejo no JIZO FINAL...

    ResponderExcluir
  4. pow.. gostaria de saber se o luciferianismo e a magia negra tem algo a ver um com o outro ..

    ResponderExcluir
  5. mto bom o seu texto. histórico, explicativo inteligente!! =]

    por acaso vc sabe me explicar essa imagem do touro preto sobre 2 patas (em pé)? O que significa e qual a sua representação?

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Control c e contro v no site do spectrum hein! nusss

    ResponderExcluir
  7. Muito Bom post também tenho um post em meu blog que conta detalhadamente a estória de Lúcifer, meu blog é para luciferianos, quem quiser observem e se tornem seguidores, está aí o link direto da postagem de Lúcifer: http://lucius-thetruth.blogspot.com/2010/07/os-que-esta-por-tras-do-que-nos-contam.html

    ResponderExcluir
  8. Então se você quiser essa aliança Edhel siga meu blog e ajude a divulgar em seu blog que também ajudarei o seu, alianças são necessárias no mundo dos blogueiros e sabe disso e não me aliaria com qualquer blog, mas o seu é muito interessante se seguir o meu, sigo o seu, certo? É só seguir lá que vou entender. Obrigado ser da trevas. Sou luciferiano agnóstico, só pra avisar.

    ResponderExcluir
  9. O MUNDO COM ESSES NEGOCIOS DE HOMEM COM HOMEM,MULHER COM MULHER,SEXO ORAL ,SEXO ANAL,ASSASSINATO MORTE,PESSOAS TIRANDO A PROPRIA VIDA POR CAUSA DE DINHEIRO , CHIFRES E O LUCIFER NÃO É CULPADO DE TUDO E NUNCA FOI.POR OUTRO TEM A INDUSTRIA QUE FINANCIA O MAL ,QUE É A INDUSTRIA DE ARMAMENTOS

    ResponderExcluir
  10. Como posso tornar-me um luciferianista?
    Digo no sentido completo da palavra, fazendo parte de uma grupo, ou seita, tendo acesso ao verdadeiro conhecimento, e trocas de experiências e informações com praticantes afins. Obter a prosperidade e riquezas materiais próprias de Lucifer, e poder seguir uma doutrina seriamente, e ter onde me apoais, pois, a grande dificuldade é ter um lugar, ou alguém para nos orientar e nos ensinar os caminhos.
    Meu email: ricoconfeitos@hotmail.com

    Aguardo resposta.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Sinto dizer, mas quando você cita a mitologia greco-romana, está muito enganado.
    Sugiro a leitura de "The age of fable", de Thomas Bulfinch.

    ResponderExcluir
  12. Oh! Sempre! Bendito, Glorioso, Poderoso (Forte, Grandioso, Generoso, Magnânimo)! Sempre! Deus, Divindade, Deidade, Rei, Mestre, Professor, Doutor, Senhor, Mago, Guru, Bruxo, Feiticeiro, Anjo, Arcanjo, Querubim! Sempre! Pai! Sempre! Lúcifer! Sempre! Salve! Ave! Viva! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de: bom (ótimo), a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! E, por todos os males, a todos os meus inimigos, por tudo, Sempre contra (e Nunca a favor), a eles (todos os meus inimigos, carnais e espirituais, declarados e/ou não, e sem exceções, mesmo, especialmente, aos piores e maiores)! Peço-Vos, encarecidamente, que eu tenha tudo de: bom (ótimo, excelente, demais, mesmo), a mim! Sempre (Mesmo)! Assim Seja! Assim Se Faça (Sempre, Mesmo)! E, Jamais Se Desfaça! E, peço-Vos, por favor, que todos os meus inimigos sejam, estejam, fiquem, tornem caídos, tombados, derrubados, destruídos, demais (mesmo)! Sempre (Sempre, Sempre)! Mesmo (Mesmo, Mesmo)! Tomara (Tomara, Tomara)! Infinitas e Eternas Vezes!!!...

    ResponderExcluir
  13. Oh! Benditos, Gloriosos, Grandiosos! Anjos e Exús Lúcifer! Salve! Ave! Viva! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! E, por tudo, Sempre contra (e Nunca a favor), a todos os meus inimigos, carnais e espirituais (declarados e/ou não, e sem exceções, mesmo)! Tomara! Sempre! Mesmo!!!...

    ResponderExcluir
  14. vcs estão cegos pelo diabo q é satanás(lúcifer)vcs precisam enxergar a luz que é JESUS CRISTO.o tal do lucifer quer vcs como escravos e não como filhos como DEUS quer....minha parte eu fi agora ve se vcs enxesgam! o diabo veio pra rouber matar e destruir mais DEUS veio para dar vida e vida com abundancia

    ResponderExcluir
  15. as forças do inferno acham que eles vão reina por muito tempo. mais ele VEM COM SEU PODER E GLORIA JESUS O MEU SENHOR E SALVADOR QUE MUDOU A MINHA VIDA E PESSOAS QUE SE MISTURA COM AS FORÇAS DAS TREVAS VAI PERDE FEIO PORQUE DEUS É MAIS PODEROSO,JESUS E ESSE GUERRA NAO ACABO JESUS SEMPRE GANHA.

    ResponderExcluir
  16. SATANAS ELE TE O MUNDO MUITO FACIU TD DELE É FACIO MAIS QUANDO VC MORRE SENDO SERVO DELE ELE TE ENGANA E TE PRENDE NO INFERNO PESSOAS JA PASSARAO POR ESSAS ESPERIENCIAS RUINS JESUS ELE É ARMO ELE TE DAR A VERDADEIRA LIBERDADE VC NAO VIRA ESCRAVO. MUITOS Q MORREM E VAI PRO INFERNO SE ARREPENDEM E QUEROLTAR MAIS NAO PODEM

    ResponderExcluir
  17. Eu queria entender como ousam? Se bem que opnião de crente não importa, pesa ou tem alguma importância. Conheço o cristianismo bem o suficiente para me curvar ao Senhor Lucifer. Tentem...continuem tentando, mas.como diz sua biblia, CONHECERAS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. Só que não...kkkkkk
    Continuem assim, meu Senhor não tolera ser adorado por qualquer um...fiquem com seu deus e eu fico apaixonadamente, intimamente, fisicamente, espiritualmente...prazer e confiança... eu fico com o meu Amor e Senhor, Lucifer.
    Pra vcs, nem misericórdia, só indiferença.

    ResponderExcluir
  18. Eddyhell... procuro alguém como nós, ai de Taubaté... o tempo...perdi os contatos...nosso mundo é pequeno e raro...quem sabe

    ResponderExcluir
  19. Eddyhell... procuro alguém como nós, ai de Taubaté... o tempo...perdi os contatos...nosso mundo é pequeno e raro...quem sabe

    ResponderExcluir
  20. Sou de Taubaté, Pai de Santo de umbanda e quimbanda, Mestre em magia negra e vodoo africano...

    Cardápio: (12) 98190-6173

    ResponderExcluir